quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Nas estradas do Semi-árido Nordestino


Nesse ultimo feriadão tive a oportunidade de uma primeira - de muitas - viagen ao interior de Pernambuco, nesta até Caruaru passei por paisagens belas dessa mata seca que é a caatinga. É triste ver que nessa época muito da cobertura vegetal é queimada propositalmente. Não sei se isso acelera a sucessão ecológica, mas muito do Agreste pernambucano está sendo queimado.

O calor está quase insuportável... pra quem viaja pela Zona da Mata de moto, a influência do oceano consegue chegar até 100km da costa, de modo que a paisagem é sempre verde. Após os 100km começa o semi-árido. Quem viaja de moto sente o ar quente quando passa em certas regiões, como se a temperatura estivesse estagnada naquele ponto. Imaginem o desenrolar da vida, não só dos seres humanos, mas dos milhares de seres vivos que habitam aquela região seca. E percebam que politicamente ainda estou no agreste!

Em especial nos brejos como Caruaru, de noite estava frio chegando aos 22 graus e de dia aos 32, tanta variação que peguei um resfriado. A capital do forró é muito agradável, não só no São João, mas também o ano todo... A cidade já conta com uma boa vida noturna, barzinhos pra quem gosta, o novo Shopping de Caruaru, dessa vez no Centro da Cidade etc. A cidade está ganhando também alguns parques municipais, bela iniciativa da prefeitura.

Viajar de moto tem um "Q" especial, nada melhor para ver as paisagens, mesmo que rápido. Sem contar com a sensação de liberdade. Mas tudo com muita prudência!

É isso aí caros leitores, espero que tenham gostado.

Até logo.

RodMochila

Na fotografia ao lado a PE-95 na altura de Riacho das Almas. Detalhe para a vegetação típica. Cactaceae. Série Viajar Pernambuco

CopyrightRodrigoOliveira2009 - todos os direitos reservados.

Nenhum comentário: