domingo, 15 de novembro de 2009

Manguetown - Recife, a cidade construída sobre o mangue.

Caros leitores,


Nesta semana tive a oportunidade de ir com um barco escola conhecer o Parque dos Manguezais, uma unidade de conservação, e a última grande área verde do coração do Recife. Bela, sim, há registros de pés de mangue de até uns oito metros de altura. Essa é uma área estuarina onde os rios Jaboatão, Capibaribe, Tejipió, Pina e talvez outro que eu não tenha lembrado o nome escoa sua água e seus sedimentos. Como é a área mais baixa da cidade, também todo esgoto e todo o lixo que é produzido na cidade vai parar ali. Não é difícil encontrar uma embalagem de chocolates suíços naquelas águas. O descaso ainda não acabou aí, muito desse manguezal já está sendo destruído para a criação de camarão dos senadores e de uma grande empresa de pescados, e eles usam os moradores da Ilha de Deus, uma zona de palafitas do Recife, como laranjas para a produção de camarão. De modo que, o camarão ao alho e óleo que VOCÊ consumir naqueles restaurantes chuques de Boa Viagem, vem exatamente daquela área e da destruição do manguezal. Sem contar que o camarão é um animal filtrador e consome parte da sujeira da região.Vale a pena constribuir para a destruição do manguezal? Sabe-se da história que muitos outros bairros da cidade do Recife foram construídos sobre o mangue aterrado, Boa Vista, Ilha do Retiro, Ilha do Leite, Santo Amaro e tantos outros.

Mas, o que eu teno haver com isso? devem se perguntar alguns. Volto a velha história, sem querer ser sentimentalista, mas se você não se preocupar com o ambiente em que vive, quem vai se preocupar?

Sabe-se que esse manguezal será mais destruído ainda com a construção da Via Mangue, que vai tomar 15 metros da borda do manguezal. Um projeto mal elaborado, com impactos ambientais mal estudados, visando apenas o "CRESCIMENTO" e nçao o "DESENVOLVIMETO" da cidade.


A criação de camarão trouxe quase a total eliminação dos carangueijos da região. Um microorganismo que veio com a ração deles da malásia causa a letargia nos nossos caragueijos.


Então, governatnes, o que fazer? Tanta destruição que vocês vem causando sem nexo. Ontem conversava com alguém, ou eu sou um maluco ambinetalista e estou com as idéias fora do lugar, ou vocês mesmo estão sedentos por dinheiro e destruindo o que resta de mangue, nessa cidade construída sobre o mangue.

Por enquanto, onde ainda não consigo organizar minhas idéias, é isso.

Pra quem quiser conhecer a cidade do recife de barco, não no barco escola, mas tem um catamara na cidade que mostra apenas o lado bonito do Recife, esquecendo os impactos é claro...  Não é difícil de encontrar esses pacotes nas agências de viagens.

RodMochila

Fotografias Daniel Bernardo.

Série Viajar Pernambuco

Nenhum comentário: