domingo, 12 de maio de 2013

Chile 2008 - Revisitado

Hola a todos,

Vou revisitar minha viagem de 15 dias ao Chile que realizei em 2008, de forma sistemática quero dar algumas dicas a futuros viajantes por essas cidades chilenas, portanto vamos nessa.

País - Chile
Idioma - Español (Chileno)
Cidades Visitadas - Santiago, Viña del Mar, Valparaíso, Coquimbo, La Serena, Vicuña.
Tours - Cerro Mamalluca, Pisquera  e Valle de Elquí.
Moeda - Pesos Chilenos BRL 1 - CHI - 238 Dica - Leve Dollar, vai pegar taxas melhores.

O Chile foi um dos melhores lugares que já estive, claro que a companhia ajudou bastante. Mas ajudou muito também saber a língua. Os Chilenos falam muito rápido, portanto se você não sabe muito Espanhol, peça para eles falarem mais devagar. Sempre me disseram que o espanho Chileno é muito ruim, de fato, mas hoje tenho algumas coisas nos acentos que gosto muito. Normalmente palavras como "los" são ditas como "lorr".

Viagem - Transportes

REC-GRU-SCL-GRU-REC

Fui na Extinta Brasileira TAM, porque eu falo isso, é um pouco complicado, mas infelizmente a TAM não pertence mais ao Brasil. Não me lembro exatamente o quanto paguei na época, mas a saída de Recife em voo nacional com A231 com destino a Guarulhos, e em seguida viajamos com o maior e mais moderno avião nacional da época, um Boeing 777. As cadeiras na classe econômica eram um pouquinho apertadas, se ainda disponibilizarem cadeiras confort por mais U$40, eu sugiro que comprem. A volta também foi com os mesmos aparelhos. O único detalhe é que na volta para São Paulo eu estava tão cansado que era quase impossível curtir o voo mais complicado da minha vida, antes de chegar em São Paulo eu dei uma checada nos monitores individuais da aeronave, a quantidade de manobras e alterações de rota que o avião fez foram várias. Acho que ele balançou tanto e eu estava tão cansado dos 15 dias intensos que vivi no Chile. O que me lembro do voo é que o serviço das aeromoças por algumas vezes foi parado. No fim do voo tudo foi muito tranquilo. O retorno para Recife foi num A321, voo muito tranquilo.

SCL-LSC-SCL

Foi uma complicação comprar passagens para voar dentro do Chile, infelizmente não se pode comprar passagens com preços mais em conta. Haviam três empresas operando dentro do Chile. A primeira é a famosíssima e poderosíssima LAN Chile, além dela existem outras duas menores a PAL e a SKY Airline. Fiquei assustado quando vi os valores das companhias para pagar em reais, os valores em pesos chilenos estavam muito mais em conta. Não tenho certeza do quanto mais em conta saiu, porque infelizmente, como era marinheiro de primeira viagem de verdade, utilizei meu cartão de crédito em Pesos Chilenos. Na verdade seria melhor utilizá-los em dólares. Quando isso é possível, é altamente recomendado. Portanto comprei minha passagem relativamente de ultima hora, em Santiago, no guichê da empresa Sky Airline na cidade, poderia ter sido comprado no aeroporto também, mas ele fica um pouco distante. Por comprar no cartão de crédito em um guiche, cada trecho me saiu por mais 10.000 pesos. A Sky saiu muito mais em conta que a Lan. Os voos são quase no mesmo horário. Entretanto vamos à aeronave. Bem, não tinha checado o tipo de aeronave que iria viajar, por fim entrei a bordo de um Boeing 737-200 dos anos 80. Era muito engraçado que a aeronave tinha um cabo de aço como se servisse para segurar o estabilizador vertical, e era muito velha... realmente deu medo. Dizem que os pilotos chilenos são muito bons, mas como minha primeira experiência com companhias aéreas pequenas... creio que da próxima vez vou analisar duas vezes antes de comprar certos voos. No entanto, voo tranquilo, uma hora apenas. Continuo vivo. Ah, alguns amigos resolveram ir de ônibus. Tipo, 12 horas de viagem aproveitando o visual dos Andes. Viagem super cansativa, preço quase que similar... vá de avião.

Translado aeroporto - Cidade de Santiago

Fiquei hospedado em um albergue no centro de Santiago, o lugar era muito bom, Plazza Itália. Para sair do aeroporto existe um translado que vai até a estação de trem Pajaritos. Não me lembro exatamente, mas creio que no piso de embarques, na frente, você pode pegar esse ônibus, que sai muito mais em conta que Táxi. No aeroporto você será abordado por inúmeros taxistas ilegais, não vale a pena. Claro que solicitamos um desses porque não tínhamos ideia de onde estávamos.

Movimentando-se dentro da Cidade

O metrô de Santiago é moderno, compre um bilhete eletrônico recarregável para se movimentar pela cidade. Você pode recarrega-lo antes de fazer várias viagens com ele. Na estação Loes Heroes funciona a rodoviária onde você pode comprar passagens de ônibus para Viña del mar e La Serena por exemplo.

Santiago - Viña del Mar.

Compramos uma passagem de Santiago a Vinã del mar, não é muito cara, o ônibus não deixa a desejar. Não há outro modo de chegar a cidade, mas vale a pena. No caminho você passa pelo maior túnel da América Latina com 21 km de extensão. Na volta de Viña eu estava tão cansado que dormi a viagem inteira sem sentir.

SANTIAGO DE CHILE - Impressões

Cidade muito linda e moderna, centro econômico do país e da América Latina, banco Santander não falta na cidade. Você pode fazer cambio na rua Augustinas.  Fiquei hospedadado no Hostel Amazonia. Acho que já comentei sobre ele em posts. Locais que valeram a pena: Cerro San Cristóbal, Plaza de Armas, Palácio La moneda, onde frequentemente acontece a troca de guarda, é muito bonito, Concha y Toro. Onde Hospedar em Santiago http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g294305-d1062166-Reviews-Hostal_Rio_Amazonas_Plaza_Italia-Santiago_Santiago_Metropolitan_Region.html. Tem uma contribuição minha nesse textinho, e o próprio TripAdvisor dá as dicas.

VIÑA DEL MAR E VALPARAÍSO

Viña é uma cidade bem moderna, me parece uma Miami do Chile, já Valparaíso é velha e feia, não tem muito de paraíso lá não. O Chile é um país muito portuário, portanto essas cidades mais antigas fedem a peixe. Em Viña fiquei no Hotel Rondó, que é bem pertinho do centro, a cidade não é tão grande, aproveite pra fazer uns passeios a pé, e aproveitar o cassino. Quanto ao Hotel Rondó, podem conferir meus comentários aqui http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g295425-d1371798-Reviews-Hotel_Rondo-Vina_del_Mar_Valparaiso_Region.html.

LA SERENA E COQUIMBO

Saindo dos grandes centros econômicos, você muda realmente de região, a paisagem muda um pouco, fica mais desértica, e as coisas parecem menos com os modelos europeus, como ônibus mais velhos, coisas assim. As cidades juntas me parecem muito maiores que Viña e Valparaíso. Vale a pena ir a coquimbo ver a Cruz do milênio, bem como não perca a oportunidade de fazer tours aos observatórios no Valle do Elquí. Poderia dizer que foi ponto alto na viagem essa ida a região. Fiquei num Hostel da HI, foi terrível, longe de tudo, rua complicada de chegar, além das coisas não funcionarem no meu quarto.Hostel Aji Verde. Avoid. Café da manhã péssimo, staff pouco prestativo, lugares sujos.

VICUÑA

Vicuña é uma cidade pequena no interior, vale a pena passar por essas cidades nesses tours. Não recordo se em Vicuña é onde fica a casa de Gabriela Mistral, vale a pena conferir o vale do Elquí.

Bem, creio que essa revisita sistemática sobre minha viagem do Chile em 2008 fica por aqui, fiquem a vontade para comentar e fazer perguntas.

Nenhum comentário: